RENDA MÍNIMA PARA FINANCIAR CASA PRÓPRIA

Hoje irei comentar sobre a renda mínima para conseguir o financiamento da casa própria. A maior dificuldade das pessoas é conseguir comprovar a renda. Existem aqueles que não possuem renda fixa e os que não conseguem comprovar renda por serem autônimos. Neste caso recomendo que você leia o artigo sobre financiamento sem renda comprovada.

Uma solução para quem não consegue ter uma renda mínima suficiente para conseguir o financiamento da casa própria é esquecer a ideia de compor a renda sozinho. Você pode compor sua renda com a ajuda da sua esposa, filhos e pessoas que vão morar na mesma casa. Muita gente compra a casa própria com a soma da renda de diversas pessoas da família. Todas ficam com a renda comprometida para pagamento da dívida.

Uma grande imobiliária fez uma pesquisa que mostrou como as pessoas conseguem a renda mínima para financiar um imóvel. A pesquisa foi feita em São Paulo mas certamente a realidade é semelhante em outros estados. A pesquisa mostrou que a maioria das pessoas (63%) compra imóvel contando com a renda de pelo menos mais uma pessoa. O mais comum é o marido e a esposa unirem suas rendas para adquirir a casa própria. Mesmo quando a pessoa ainda é noiva, é possível juntar as rendas para compor uma renda familiar maior, (25%) dos imóveis comprados pelos pesquisados eram de noivos. Também existem os imóveis comprados por namorados, são (18%). O ruim desta situação é que os namoros são mais instáveis que os casamentos, por isto é importante muito cuidado na hora de comprar um imóvel financiado com a união da renda de namorados e namoradas.

Somente 31% das pessoas pesquisas vão comprar um imóvel utilizando apenas a sua própria renda. Normalmente são estas as pessoas que buscam imóveis com preço inferior a R$ 250 mil. Já quem vai comprar imóveis que custam mais de R$ 500 mil, 44% vai comprar o imóvel sozinha, sem unir renda com ninguém.

Grande parte dos bancos não aprova o financiamento se o valor da parcela for maior que 30% da renda familiar. Por isto unir as rendas é importante. Muitas vezes para atender esta regra as pessoas optam por financiar o imóvel por um prazo maior como 30 anos ou 35 anos para que a parcela diminua e o tempo pagando a parcela aumente. O ideal mesmo seria você financiar o imóvel com parcelas que não ultrapassem 10% ou 20% da sua renda para que você tenha uma margem de segurança. Ninguém sabe como será o futuro e o banco não vai desistir de lhe cobrar o financiamento caso sua renda diminua no futuro ou caso você seja demitido. Por isto o ideal é que a renda da esposa ou do marido sejam suficientes para pagar o financiamento e sustentar a casa caso um dos dois fique desempregado ao longo das décadas de endividamento.

renda minima financiar imoveis

Se você deseja aprender como comprar seu primeiro imóvel baixe o Livro Negro dos Imóveis. Se gostaria de aprender a ganhar dinheiro investindo em imóveis baixe o livro Como Investir em Imóveis. Se você está com dúvida se comprar um imóvel financiado agora é um bom negócio baixe o Livro Negro do Financiamento de Imóveis.
Para ser avisado quando novos como este forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
Se desejar continuar pesquisando mais conteúdo e informações sobre este tema faça uma busca personalizada utilizando o formulário abaixo:
Você pode ser avisado sempre que um novo artigo for publicado neste site. Para isto cadastre seu e-mail no campo abaixo e depois verifique a mensagem de confirmação que iremos enviar.

E-mail: Delivered by Google FeedBurner

Deixe seus comentários