QUAL MELHOR SISTEMA DE AMORTIZAÇÃO

Na hora de comprar uma casa, apartamento ou carro existem três os sistemas de amortização mais comuns oferecidos por bancos e financeiras. O que você mais vai ver na sua frente é o Sistema de Amortização Constante também conhecido como sistema SAC. Como você já deve saber, quando pagamos aquela prestação do financiamento existem 2 coisas diferentes que estão sendo pagas, uma é o valor que você pegou emprestado qu e é chamado de valor da amortização e a outra são os juros.

No sistema de amortização SAC o valor da amortização em cada parcela é constante e os juros vão diminuindo com o tempo. Dessa forma as primeiras parcelas são elevadas e todos os meses ela vai diminuindo já que mês a mês o valor da dívida diminui. Outro sistema popular é a Tabela Price, na qual as prestações são fixas do início ao fim do período de financiamento, sendo os juros decrescentes e as amortizações crescentes.

Outro sistema que é muito oferecido pela Caixa Econômica Federal é o Sistema de Amortização Crescente (SACRE), no qual as prestações sobem durante certo período de tempo, até chegar a um ponto em que começam a reduzir mensalmente.

Agora, é importante que você fique sabendo que em todos os sistemas sempre existe a correção monetária das parcelas, ou seja, as parcelas precisam ser corrigidas com base na desvalorização do dinheiro. Para que os 500 reais de prestação que você paga hoje tenha o mesmo poder de compra daqui a 10 anos é necessário que este valor tenha uma correção e isto costuma ser feito com base na TR ou Taxa Referencial.

Muita gente defende que o sistema mais vantajoso é o SAC, já que a prestação vai ficando mais leve com o tempo. Mas vale destacar que as primeiras prestações são mais altas que se fosse pelo sistema tabela Price.

A tabela price é a melhor opção para quem pensa em adiantar o pagamento da dívida no futuro, se você tem a pespectiva de no futuro ter uma renda familiar maior ao ponto de juntar um dinheiro e quitar uma parte maior da dívida uma boa escolha é a tabela price. Se você tem um imóvel e deseja vende-lo para quitar o financiamento de outro daqui a 5 anos, 10 anos, então seria bom usar a tabela price.

Em caso de dúvida procure a ajuda de uma consultoria financeira, existem empresas e profissionais que já oferecem serviços de ajuda para fazer os cálculos complicados de um financiamento e comparam entre diversos bancos para ver qual é o melhor para você.

Se você deseja aprender como comprar seu primeiro imóvel baixe o Livro Negro dos Imóveis. Se gostaria de aprender a ganhar dinheiro investindo em imóveis baixe o livro Como Investir em Imóveis. Se você está com dúvida se comprar um imóvel financiado agora é um bom negócio baixe o Livro Negro do Financiamento de Imóveis.
Para ser avisado quando novos como este forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
Se desejar continuar pesquisando mais conteúdo e informações sobre este tema faça uma busca personalizada utilizando o formulário abaixo:
Você pode ser avisado sempre que um novo artigo for publicado neste site. Para isto cadastre seu e-mail no campo abaixo e depois verifique a mensagem de confirmação que iremos enviar.

E-mail: Delivered by Google FeedBurner

Deixe seus comentários