PORTABILIDADE DE FINANCIAMENTO DE IMÓVEL

Agora ficou mais fácil transferir o financiamento de um imóvel, que pode ser uma casa, apartamento, para outros bancos. Se você fez um financiamento antes da atual queda na taxa de juros pode ser vantajoso migrar este financiamento para bancos que oferecem taxas de juros menores. Para um financiamento de longo prazo como uma casa financiada em 20 anos ou 30 anos uma pequena diferença na taxa de juros pode representar uma enorme economia a longo prazo.

Transferir financiamento de imóvel de um banco para o outro já é possível desde 2006 só que antes o procedimento era mais complicado e mais caro. O saldo devedor do atual banco é quitado pelo outro banco através de uma transferência entre os bancos. Existem casos onde a portabilidade pode ser vantajosa e em outras não. Você precisa fazer os cálculos para descobrir isto. Os custos que envolvem a mudança do financiamento de um banco para o outro é o novo registro de imóvel ao realizar a transferência do credor. Só que com as novas mudanças que ocorreram você não será obrigado a pedir novo registro do imóvel quando realizar a portabilidade do credor. Agora a lei permite que uma simples averbação na troca de credores seja suficiente para mudar a garantia hipotecária ou alienação fiduciária do imóvel.

Com isto se você comprou uma casa ou apartamento financiado nos últimos 4 anos é fundamental refazer as contas, pedir um orçamento ou simulação de financiamento em outros bancos para verificar se a portabilidade é vantajosa para você pois do contrário estará jogando seu dinheiro fora por décadas de financiamento a taxa de juros elevadas.

Com a mudança na portabilidade de financiamento de imóveis você não terá que fazer novo registro de imóvel ao trocar de credor. Com isto você vai economizar de R$ 1.500 e R$ 2 mil. Veja a seguir outros artigos que temos sobre financiamento de imóveis.

Se você deseja aprender como comprar seu primeiro imóvel baixe o Livro Negro dos Imóveis. Se gostaria de aprender a ganhar dinheiro investindo em imóveis baixe o livro Como Investir em Imóveis. Se você está com dúvida se comprar um imóvel financiado agora é um bom negócio baixe o Livro Negro do Financiamento de Imóveis.
Para ser avisado quando novos como este forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
Se desejar continuar pesquisando mais conteúdo e informações sobre este tema faça uma busca personalizada utilizando o formulário abaixo:
Você pode ser avisado sempre que um novo artigo for publicado neste site. Para isto cadastre seu e-mail no campo abaixo e depois verifique a mensagem de confirmação que iremos enviar.

E-mail: Delivered by Google FeedBurner

Deixe seus comentários