O QUE VERIFICAR NA COMPRA DE APARTAMENTO NOVO

Neste artigo vamos mostrar passo-a-passo o que deve ser verificado por você antes de comprar um imóvel, seja ele a vista, financiado, imóvel novo, usado, etc. Antes da compra é fundamental ter em mãos o contrato para que você tenha bastante tempo para ler com calma. Evite receber o contrato no dia e no momento da assinatura, com certeza você estará pressionado a assinar sem ler direito. Leve o contrato para casa, leia com atenção, anote os pontos onde tem dúvida, tire as dúvidas com um profissional da área, advogado ou amigo que entende do assunto, se for o caso pesquise na internet.

O segundo passo é ter em mãos a certidão de registro de imóveis. Somente desta forma você saberá quem é o verdadeiro dono do imóvel. É claro que você só deve comprar um imóvel de uma pessoa se ela for a real dona do imóvel com todos os direitos de fazer o que quiser com ele. Infelizmente muitos problemas ocorrem devido a pessoas que vendem imóveis que não pertencem a elas.

Verificar junto ao cartório de registro de imóveis se a incorporação esta legalizada, no caso de imóveis com incorporadora. Você também precisa verificar a planta do imóvel está aprovada junto a prefeitura.

Através da internet você pode pesquisar o CNPJ da construtora em busca de ações judiciais movidas contra ela. Procure visitar o site da justiça do seu estado. Eles sempre possuem uma área de pesquisa de processos e com o CNPJ ou razão social da construtora é possível localizar os processos. Veja os motivos que levaram as pessoas a processar a construtora e avalie os riscos de você passar pelo mesmo problema.

Faça uma pesquisa na internet mesmo em busca de pessoas que tenham comprado imóveis da construtora. Veja se encontra alguma informação sobre atraso nas obras ou não entrega de obras anteriores. Procure o PROCON da sua cidade e solicite uma verificação sobre a existência de reclamações contra a construtora.

Se a construção é próxima a áreas florestais, parques, praias, dunas, montanhas, rios, ou algo parecido, verifique junto ao IBAMA ou órgãos ambientais da prefeitura ou governo do estado, se a construção está autorizada, se existe licença ambiental. Verifique também se existe autorização do corpo de bombeiros, concessionárias de água, esgoto e energia;

Prefira comprar imóveis no período de chuvas na sua região. Desta forma você pode avaliar se as ruas próximas ou a rua do imóvel sofre com alagamentos. Problemas de mofo, goteira, umidade, também são facilmente encontradas quando você procura imóveis para comprar nesta época do ano. Evite comprar imóveis em áreas de risco, perto de ricos, córregos, perto de abismos, sobre montanhas, morros, perto de encostas ou qualquer situação que possa oferecer riscos. Cuidado com a compra de imóveis perto de aeroportos. Existem casos onde a passagem dos aviões podem danificar telhas e danificar o imóvel fazendo com que o mesmo se desvalorize.

Se comprou apartamento na planta ele deve ter uma “Comissão de Representantes” dos compradores para fiscalizar o andamento da obra. Suspeite de construtoras que não permitem ou não estimulam a formação da comissão. Não pague comissão de corretor separado e exija no contrato o número de sua vaga de garagem e localização no estacionamento.

Quando imóvel for entregue a primeira coisa que você precisa verificar é se a metragem bate com o que está no documento e no que foi anunciado. A metragem precisa estar compatível com o que aparece no contrato. Depois faça uma vistoria verificando o funcionamento de todas as fechaduras. Olhe todos os batentes, todos os pisos e esquadrias. Ligue todos os chuveiros, ligue todas as torneiras, verifique se estão funcionando. Procure tachaduras nas pias e nos vasos sanitários. Verifique se os vasos estão dando descarga e se ocorre vazamento. Teste todos os pontos de luz, na dúvida contrate um eletricista para testar todas as tomadas e pontos de luz antes de ligar os eletrodomésticos.

Se encontrar algum problema, comunique a construtora por escrito para que ela faça todos os reparos. Toda construtora deve oferecer garantia legal de até 5 anos para os casos que possam afetar a segurança do prédio, mas, vícios e defeitos vistos logo na primeira vistoria é de seis meses, e os que estejam ocultos, o prazo para reclamar também é de 6 meses a contar da data em que apareceu. O prazo para ingressar em juízo é de 20 anos a contar da data que fez a reclamação por escrito à Construtora.

Se você deseja aprender como comprar seu primeiro imóvel baixe o Livro Negro dos Imóveis. Se gostaria de aprender a ganhar dinheiro investindo em imóveis baixe o livro Como Investir em Imóveis. Se você está com dúvida se comprar um imóvel financiado agora é um bom negócio baixe o Livro Negro do Financiamento de Imóveis.
Para ser avisado quando novos como este forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
Se desejar continuar pesquisando mais conteúdo e informações sobre este tema faça uma busca personalizada utilizando o formulário abaixo:
Você pode ser avisado sempre que um novo artigo for publicado neste site. Para isto cadastre seu e-mail no campo abaixo e depois verifique a mensagem de confirmação que iremos enviar.

E-mail: Delivered by Google FeedBurner

Deixe seus comentários