MELHOR TERRENO PARA SE CONSTRUIR CASA

Neste artigo você vai aprender como escolher o melhor terreno para se construir casa. Um dos maiores problemas na hora de comprar terreno é que as pessoas simplesmente não sabem avaliar um bom terreno. Preferem pagar um valor baixo pelo terreno sem refletir que ele pode possuir características que vão tornar a obra mais cara ou até inviável.

Na verdade as pessoas gastam mais tempo planejando como será a casa dos sonhos, mas se esquecem de dedicar o mesmo tempo para escolher o terreno dos sonhos. Nada pior do que a casa dos sonhos construída sobre um terreno ruim. A primeira coisa antes de comprar um bom terreno é definir que tipo de imóvel você pretende construir. Você pretende construir uma ou mais casa? terá piscina? qual o posicionamento dos imóveis no terreno? quanto espaço você pretende adquirir.

Você sabia que um dos fatores mais importantes para a escolha do terreno são as características do solo? Existem solos instáveis e ruins para a construção civil. Um terreno em solo arenoso pode elevar os custos da construção já que não suportam imóveis com muitos pavimentos sem que exista um grande investimento nas fundações. Já terrenos em áreas muito pedregosas exige que se façam perfurações no solo. Evite terrenos como solo encharcado, terreno com passagem de córregos ou acúmulo de água. Prefira comprar terrenos nos meses chuvosos para avaliar isto.

Outro ponto fundamental é a inclinação do terreno. Construção em terreno plano é mais barata. É possível construir em terrenos inclinados mas isto exige custos adicionais na obra e no projeto. Cuidado com terrenos que são mais baixos que a rua. Em caso de chuvas a água pode escorrer para dentro do seu terreno que está em uma área rebaixada. Terrenos baixos ou muito desnivelados podem exigir custos com aterramento e o barato pode sair caro.

Existem terrenos irregulares onde você precisa gastar muito dinheiro com terraplanagem. A necessidade de muros de arrimo também elevam muito o custo da obra. O que você economia comprando um terreno com irregularidades barato, você gasta durante a construção. A pessoa que está vendendo o terreno desnivelado pode ter descoberto que os custos para consertar o terreno não compensam e por isto acabam colocando para vender mais barato para pessoas leigas.

Antes de comprar o terreno verifique a posição do mesmo em relação ao sol. A maioria das pessoas preferem terrenos que ficam de frente para o norte e com isto o Sol nasce do lado direito e se põe do lado esquerdo.

Verifique toda a documentação do terreno. Não compre terreno que não esteja legalizado, com registro de imóveis indicando o real dono que deve ser a mesma pessoa que está vendendo o terreno para você. Não compre terreno com problemas com herança que ainda não foram resolvidos, não compre terrenos envolvidos dívidas, em áreas ocupadas irregularmente, em áreas de risco, do lado de rios, lagoas e reservas ambientais, todo cuidado é pouco.

Se você deseja aprender como comprar seu primeiro imóvel baixe o Livro Negro dos Imóveis. Se gostaria de aprender a ganhar dinheiro investindo em imóveis baixe o livro Como Investir em Imóveis. Se você está com dúvida se comprar um imóvel financiado agora é um bom negócio baixe o Livro Negro do Financiamento de Imóveis.
Para ser avisado quando novos como este forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
Se desejar continuar pesquisando mais conteúdo e informações sobre este tema faça uma busca personalizada utilizando o formulário abaixo:
Você pode ser avisado sempre que um novo artigo for publicado neste site. Para isto cadastre seu e-mail no campo abaixo e depois verifique a mensagem de confirmação que iremos enviar.

E-mail: Delivered by Google FeedBurner

1 comentário

  1. José Lindomar disse:

    muito boas as informações.

Deixe seus comentários