LEILÃO DE IMÓVEIS DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Em leilões de imóveis da Caixa Econômica Federal é possível comprar casas e apartamentos baratos. Estes imóveis leiloados eram de pessoas que não conseguiram pagar o financiamento que fizeram com a Caixa. Por estarem inadimplentes a Caixa toma o imóvel que era a garantia do financiamento e realiza o leilão para quem estiver disposto a pagar mais.

Quem financia imóvel pela Caixa sabe que o imóvel é a garantia de pagamento e a inadimplência provoca a perda do imóvel. Existe um conjunto de leis que servem como base para a realização do leilão como o caso da lei 8.666.

Qualquer pessoa ou empresa pode participar dos leilões de imóveis da Caixa. Mas para isto é necessário que você não tenha nenhuma ação judicial movida contra a CAIXA. Você não pode ter nome sujo, não pode estar devendo a Caixa e precisa ter  renda compatível com o valor do imóvel caso resolva comprar o mesmo financiado.

A grande vantagem de comprar casas leiloadas ou apartamentos leiloados pela Caixa é que você tem uma segurança de que toda a documentação do imóvel está legalizada pois isto é verificado pela Caixa antes do leilão. O imóvel leiloado não tem contas atrasadas, impostos atrasados pois eles serão pagos pela Caixa. Os imóveis leiloados podem ser comprados através de um financiamento de até 80% do valor do imóvel podendo ser pago em até 20 anos mas isto vai depender da qualidade do seu cadastro, da sua renda e de outros fatores avaliados pela Caixa.

Para localizar os imóveis que estão a venda você deve visitar o endereço http://www1.caixa.gov.br/simov/index.asp A pesquisa pode ser feita por estado, cidade, valor máximo do imóvel e valor mínimo. Até a quantidade de quartos, bairros e número de vagas na garagem podem ser usadas na busca para que seja bem específica.

Na hora da pesquisa você vai perceber que existem imóveis que estão a venda através de concorrência pública que nada mais é do que um leilão. Leva o imóvel quem estiver disposto a pagar mais. Outra forma de venda é a venda direta onde o imóvel é vendido para o primeiro que aparecer querendo comprar.

No caso do leilão você deve apresentar a sua proposta para a Caixa em um envelope lacrado. Todos os envelopes são abetos no mesmo dia e quem pagar mais leva. Existem diversas regras para este procedimento que você receberá quando visitar a Caixa.

A maior preocupação de quem compra imóveis leiloados ou de pessoas que deixaram de pagar a Caixa é que algumas destas residências estão ocupadas pelas pessoas inadimplentes. Muitas vezes estas pessoas estão em situação difícil e literalmente não tem para onde ir. Na verdade ninguém quer perder a casa onde mora. Dessa forma você pode verificar com a Caixa se o imóvel está ocupado ou desocupado. Você encontrará esta informação realizando pesquisa, e em Resultado da pesquisa clique sobre Mais Detalhes, e veja no campo Situação. A dica é verificar pessoalmente se o imóvel está ocupado. Existem casos onde o imóvel aparece no site como ocupado mas ele não está mais ocupado.

Ao comprar um imóvel da Caixa com o antigo morador dentro pode ser necessário contratar um advogado para realizar uma ação de despejo. Pesquise na sua cidade quanto os advogados da região cobram para fazer este tipo de procedimento antes de comprar o imóvel ocupado.

Existem casos onde é possível comprar casas e apartamentos com preço 40% abaixo do valor de mercado e muitas situações onde temos imóveis com desconto de 15% a 25%. Por isto existem pessoas que vivem de comprar imóveis leiloados da Caixa para logo depois vender.

Se você deseja aprender como comprar seu primeiro imóvel baixe o Livro Negro dos Imóveis. Se gostaria de aprender a ganhar dinheiro investindo em imóveis baixe o livro Como Investir em Imóveis. Se você está com dúvida se comprar um imóvel financiado agora é um bom negócio baixe o Livro Negro do Financiamento de Imóveis.
Para ser avisado quando novos como este forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
Se desejar continuar pesquisando mais conteúdo e informações sobre este tema faça uma busca personalizada utilizando o formulário abaixo:
Você pode ser avisado sempre que um novo artigo for publicado neste site. Para isto cadastre seu e-mail no campo abaixo e depois verifique a mensagem de confirmação que iremos enviar.

E-mail: Delivered by Google FeedBurner

Deixe seus comentários