INSCRIÇÃO CONCURSO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA 2009 EDITAL E APOSTILAS

Uma grande oportunidade para quem tem nível médio de se tornar um funcionário público federal através do novo Concurso do Ministério da Justiça 2009 que já está com suas inscrições abertas. Todas as vagas oferecidas no concurso do Ministério da Justiça são para trabalhar em Brasilia mas as provas serão aplicadas em diversos estados e cidades do país: São Paulo (SP), Belém (PA), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Recife (PE) ,  Manaus (AM), Goiânia (GO), Curitiba (PR), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE).

Se você mora em algumas destas cidades ou em cidades próximas poderá fazer o concurso 2009 com facilidade. O salário inicial para quem possui apenas o nível médio é de R$ 2.067,30 com carga horária de 40 horas. É um salário muito elevado se comparado ao salário de quem tem curso superior que inicialmente é de R$ 2.643,28.

O concurso do Ministério da Justiça em 2009 terá apenas 50 vagas para nível médio para cargo de AGENTE ADMINISTRATIVO do Ministério da Justiça e 400 vagas para nível superior. Destas 400 vagas 300 são para analista técnico-administrativo, cargo que exige formação em qualquer área de graduação. Dessa forma não importa qual é o seu curso superior, você pode fazer a prova e passar.

As outras 100 vagas são para quem é formado em administrador (34), arquiteto (3), arquivista (7), assistente social (2), bibliotecário (12), contador (3), economista (10), enfermeiro (1), engenheiro civil (5), engenheiro elétrico (2), engenheiro mecânico (2), estatístico (1), médico (8), odontólogo (1), psicólogo (2), sociólogo (2), jornalista (2), relações públicas (2) e publicitário (1).

As inscrições estão abertas entre o dia 12 de junho e 17 de julho de 2009 e pode ser feita clicando aqui. Para fazer o download do edital clique aqui.

Agora veja as apostilas que você precisa fazer o download ou precisa comprar para fazer o concurso do Ministério da Justiça 2009. Segua uma lista das matérias que você deve estudar para a prova.

Apostilas de Língua Portuguesa para Concurso Público – Fonética e Fonologia: Relações entre ortografia, fonética e fonologia: letras e grafemas; encontros vocálicos e consonantais; dígrafos; sílabas; acento tônico; ortografia. Morfologia: classes gramaticais – identificação e emprego; classificação, flexão e emprego de nomes e verbos; processos de formação de palavras; estrutura dos vocábulos. Sintaxe: A frase e sua constituição. O período e sua construção; coordenação e subordinação; termos essenciais, integrantes e acessórios; ordenação dos termos na oração. Concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal. Emprego do acento indicativo da crase. Pontuação. Estilística: Figuras de estilo (de palavras, de sintaxe, de pensamento); estilística do som, estilística da palavra, estilística da frase, estilística da enunciação. Léxico-Semântica: Ambigüidade e polissemia. Denotação e conotação. Sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, hiperonímia, hiponímia; eponímia; campos semânticos e famílias lexicais. Neologismos. Estrangeirismos e empréstimos. Organização Textual: Texto: assunto, tema, tese, título, ponto de vista, argumentação; coesão e coerência; referenciação. Parágrafo: construção e desenvolvimento. Frase: discurso direto, discurso indireto, discurso indireto livre; adequação semântica e adequação sintática. Gêneros textuais. Tipologia textual: descrição, narração, dissertação. Variação Lingüística: Sistema, norma e uso. Níveis de linguagem: língua padrão, coloquial e vulgar. Adequação e aceitabilidade. Redação Oficial.

Apostilas de Conhecimentos de Informática para Concurso – Introdução a conceitos de hardware e software de computador. Introdução a sistemas operacionais (Microsoft Windows XP). Processadores de Texto (Microsoft Word e BROffice Writer). Planilhas eletrônicas (Microsoft Excel e BROffice Calc). Introdução a redes de computadores. Introdução à Internet e Intranet. Ferramentas e aplicativos de navegação e correio eletrônico. Grupos de discussão, sites de busca e pesquisa. Conceitos de segurança e proteção: vírus, worms e derivados.

Apostilas de Direito Constitucional para concurso do Ministério da Justiça: Dos princípios fundamentais (arts. 1º a 4º da Constituição de 1988). Dos direitos e garantias fundamentais: dos direitos e deveres individuais e coletivos (art. 5º da Constituição de 1988); da nacionalidade (arts. 12 e 13 da Constituição de 1988). Da organização do Estado: da organização político-administrativa (arts. 18 e 19 da Constituição de 1988); da União (arts. 20 a 24 da Constituição de 1988). Da organização dos poderes: do Poder Legislativo (arts. 44 a 75 da Constituição de 1988); do Poder Executivo (arts. 76 a 91 da Constituição de 1988); do Poder Judiciário (arts. 92 a 126 da Constituição de 1988). Conhecimentos de Direito Administrativo: Princípios da administração pública. Poderes da Administração. Servidores públicos. Lei nº 8.112/90 (e suas atualizações). Atos administrativos. Administração direta e administração indireta.

Para ser avisado quando novos como este forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
Se desejar continuar pesquisando mais conteúdo e informações sobre este tema faça uma busca personalizada utilizando o formulário abaixo:
Você pode ser avisado sempre que um novo artigo for publicado neste site. Para isto cadastre seu e-mail no campo abaixo e depois verifique a mensagem de confirmação que iremos enviar.

E-mail: Delivered by Google FeedBurner

2 comentários

  1. SELMA LIMA disse:

    POR FAVOR, PODE ME DIZER QUE DIA É A PROVA DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA?

  2. EIANE disse:

    QUE DIA É A PROVA DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA?

Deixe seus comentários