FINANCIAR APARTAMENTO EM 35 ANOS É VANTAJOSO?

Agora é possível comprar casas e apartamentos financiados em até 35 anos, mas será que isto é vantajoso? vale a pena esticar o financiamento da casa própria por mais 5 anos? A Caixa Econômica Federal é um dos bancos que oferecem este tipo de financiamento que faz com que o valor das prestações fiquem menores mas o tempo que você passará pagando se torna maior.

Se você fizer as contas verá que estes 5 anos a mais no financiamento representará um aumento no seu custo com pagamento de mais juros, mais taxas bancárias, mais seguro. O saldo final de um financiamento de 30 anos é inferior do que o de 35 anos e por isto até que ponto é bom pagar parcelas menores por um prazo maior?

Vamos a um exemplo. Vamos supor que você comprou um apartamento financiado em SP e precisou de 300 mil emprestado. Já no valor da entrada a diferenaça entre financiar por 30 ou 35 anos chega a ser R$ 6 mil menor onde o valor da parcela é mantido. Financiando pelo prazo de 35 anos você ficará R$ 46 mil a endividado. Ou seja, esperar 5 anos a mais para quitar o imóvel vai deixar a parcela mensal menor mas no final você terá que pagar o preço de um carro popular só de juros e taxas.

Outra coisa que você precisa ter cuidado. Normalmente as pessoas depois de 35 anos estão se aposentando por tempo de serviço. Como vai ficar sua situação se ao se aposentar ainda não tiver quitado a sua casa própria? Será que o valor da sua aposentadoria será suficiente para cobrir suas despesas e ainda sobrar para pagar prestação de dívida com a Caixa Econômica Federal ou qualquer outro banco? Dependendo da sua cidade o financiamento de 35 anos significa que durante sua velhice terá que enfrentar o mercado de trabalho para não perder a sua casa.

Por isto o melhor financiamento é aquele que você consegue pagar no menor prazo possível. O melhor financiamento é aquele onde você da a maior entrada e precisa da menor quantidade de dinheiro emprestada. Não é bom passar 35 anos da sua vida pagando uma dívida.

Segundo o consultor de finanças pessoais Ricardo Borges, os cinco anos “extras” de financiamento proposto pela Caixa podem reduzir o valor da parcela mensal entre 10% e 15%, já que a dívida será diluída por um tempo maior.

“Mas o mutuário deve considerar que para ganhar esse “desconto” terá que pagar mais 60 parcelas”!

“O comprador acha que os imóveis vão continuar aumentando como ocorreu nos últimos anos e que o valor vai dobrar em um curto período, mas isso não deve ocorrer com a crise internacional e a tendência de estabilização do setor.

Então é melhor pensar bem antes de fazer um financiamento por prazo maior”, diz Liba. “O melhor é financiar o menor valor possível, pagando uma entrada alta, para gastar um valor menor com o pagamento de juros”, diz Borges.

Para ser avisado quando novos como este forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
Se desejar continuar pesquisando mais conteúdo e informações sobre este tema faça uma busca personalizada utilizando o formulário abaixo:
Você pode ser avisado sempre que um novo artigo for publicado neste site. Para isto cadastre seu e-mail no campo abaixo e depois verifique a mensagem de confirmação que iremos enviar.

E-mail: Delivered by Google FeedBurner

Deixe seus comentários