FINANCIAMENTO DE APARTAMENTO EM CONSTRUÇÃO OU NA PLANTA

Você vai aprender agora, quais são os cuidados necessários para fazer o financiamento de um apartamento em construção ou um apartamento na planta. As dicas também são válidas para a compra de casas em construção, casas na planta em condomínios, etc.

Você já deve ter percebido que é vantajoso comprar um imóvel na planta. Os preços são bem menores do que o valor do imóvel pronto. Construtoras e imobiliárias sempre estão comercializando apartamentos na planta ou que ainda não estão totalmente construídos. O problema é que para comprar este tipo de imóvel você precisa tomar alguns cuidados que não seriam necessários se o imóvel já estivesse construído e 100% legalizado.

Se você estiver comprando diretamente da construtora, ao assinar o contrato, verifique o índice adotado para as correções, a previsão da cobrança de resíduos, a modalidade de contrato (se por administração ou empreitada) e o prazo de entrega. Análise a idoneidade da construtora para evitar problemas futuros. O grande problema é que são poucas as pessoas que sabem como avaliar se a construtora é confiável.

A primeira coisa que você pode fazer é consultar os órgãos de defesa do consumidor. Veja se existem muitas reclamações contra a construtora. Através de uma simples consulta ao SPC ou SERASA você consegue verificar se existe títulos protestados e de processos judiciais contra a incorporadora/construtora. No site da justiça do seu estado também é possível fazer buscas pelo nome de incorporadora e construtora para ver se existem processos contra ela e qual tipo de processo existe.

Outra dica é tentar entrar em contato com donos de imóveis que foram construídos pela mesma empresa. Tente descobrir se estas pessoas tiveram algum tipo de problema.

Verifique se a incorporação está regularizada, através do seu número de registro (o que pode ser feito no Cartório de Registro de Imóveis – CRI). Além de registrado, o imóvel deve estar livre e desembaraçado de quaisquer ônus.

Análise com atenção o Contrato de Promessa de Compra e Venda do Imóvel, se possível com orientação de um advogado. Existem algumas coisas que precisam fazer parte do contrato como:

  • Prazo para a entrega da obra, com previsão de penalidade para a incorporadora em caso de descumprimento do prazo.
  • Condições de devolução do dinheiro, nos casos de rescisão do contrato por desistência do comprador, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor.
  • Garantia, fornecida pela incorporadora, de um memorial descritivo ao comprador, com todas as características do imóvel a ser construído.
  • Caso o contrato determine, o comprador deve fornecer notas promissórias, contendo no verso a vinculação ao contrato, como garantia dos pagamentos.

Após a realização da compra, o consumidor deve ir ao Cartório de Registro de Imóveis para averbar, à margem do registro da incorporação, o contrato de promessa de compra e venda devidamente assinado pelas partes e por testemunhas.

Se você deseja aprender como comprar seu primeiro imóvel baixe o Livro Negro dos Imóveis. Se gostaria de aprender a ganhar dinheiro investindo em imóveis baixe o livro Como Investir em Imóveis. Se você está com dúvida se comprar um imóvel financiado agora é um bom negócio baixe o Livro Negro do Financiamento de Imóveis.
Para ser avisado quando novos como este forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
Se desejar continuar pesquisando mais conteúdo e informações sobre este tema faça uma busca personalizada utilizando o formulário abaixo:
Você pode ser avisado sempre que um novo artigo for publicado neste site. Para isto cadastre seu e-mail no campo abaixo e depois verifique a mensagem de confirmação que iremos enviar.

E-mail: Delivered by Google FeedBurner

Deixe seus comentários