DOCUMENTOS QUE DEVEM SER VERIFICADOS AO COMPRAR UM IMÓVEL

Você vai aprender a verificar a documentação de um imóvel na hora da compra. Se você vai comprar um apartamento, casa, terreno ou imóvel comercial precisa ficar atento para não cair em uma furada. Infelizmente comprar um imóvel é um procedimento demorado, burocrático e muito chato. Por isto mesmo muita gente compra imóveis movidos pela emoção se esquecendo de verificar toda a parte burocrática e isto acaba gerando problemas e dores de cabeça que dinheiro nenhum é capaz de pagar.

Quem vende o imóvel sempre estará apressado para fechar o negócio. Já você que está comprando tem todo tempo do mundo a seu favor. Quanto mais tempo você gastar verificando documentos, avaliando as condições mais alegrias e tranquilidade você terá no futuro. O dinheiro é seu e você não vai colocar seu suado dinheiro em qualquer imóvel.

A primeira coisa que você precisa fazer é verificar se o imóvel está em condições legais de ser comprado. Você deve ir até o Cartório de Registro de Imóveis. Lá você vai descobrir se a pessoa que se diz dona do imóvel é realmente dona do imóvel. Verá ainda se o proprietário do imóvel é o único dono ou se há outros proprietários. Quer um exemplo? O marido que tem uma casa com a esposa. O marido resolve vender a casa sem que a esposa esteja de total acordo. Você deve falar pessoalmente com todos os donos do imóvel. Se o dono do imóvel é casado a assinatura da esposa precisa ser colocado no contrato particular de compra e venda. Caso seja divorciado ou separado, verifique se o divórcio ou a separação estar averbado no registro. Se não estiver o dono do imóvel precisa fazer esta averbação antes de vender o imóvel a você.

Lá no cartório você também vai descobrir se existe financiamentos e/ou dívidas, ou quaisquer outros ônus relacionados ao imóvel que querem lhe vender. No documento do cartório você também saberá a metragem e fração ideal (para apartamentos). Se você descobrir que o imóvel foi hipotecado anteriormente, verifique se o débito foi pago e a baixa da hipoteca foi autorizada pelo credor hipotecário.

Você deverá solicitar a escritura definitiva e registrada no Cartório de Registro de Imóveis da região. E se o dono do imóvel estiver realmente interessado em vender ele deverá fornecer este documento. Nesse documento devem estar discriminados o nome dos proprietários e a metragem do imóvel. Esta última deve ser confrontada com a que consta no carnê do IPTU. Não compre imóveis que não estão registrados no cartório de registro.

Solicite à prefeitura uma certidão negativa de ônus do IPTU. Existem prefeituras que fornecem isto pela internet. Mesmo que o dono do imóvel forneça algum documento que comprove você deve verificar na prefeitura. Tenha certeza de que este imposto está sendo pago regularmente.

Lá no Cartório de Registro de Imóveis da região você deve solicitar uma certidão vintenária com negativa do ônus atualizada. O documento informa sobre os últimos vinte anos do imóvel, se está hipotecado ou se faz parte de herança e com isto você é capaz de detectar diversos problemas relacionados ao imóvel. Em caso de dúvida você pode tirar no próprio cartório ou pode pagar uma consulta a um advogado para que verifique a situação.

Fora isto o básico é solicitar os últimos comprovantes de pagamento de água, de luz e de outros encargos incidentes sobre o imóvel. Se estiver comprando um apartamento o síndico deve fornecer uma declaração negativa de débitos do imóvel no condomínio.

Se você estiver comprando um imóvel na praia observe que eles estão sob jurisdição da marinha. Por isso, certifique-se na prefeitura local se foi pago o laudêmio. Este imposto é pago por imóveis em zonas litorâneas ou próximas a grandes rios.

Se você deseja aprender como comprar seu primeiro imóvel baixe o Livro Negro dos Imóveis. Se gostaria de aprender a ganhar dinheiro investindo em imóveis baixe o livro Como Investir em Imóveis. Se você está com dúvida se comprar um imóvel financiado agora é um bom negócio baixe o Livro Negro do Financiamento de Imóveis.
Para ser avisado quando novos como este forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
Se desejar continuar pesquisando mais conteúdo e informações sobre este tema faça uma busca personalizada utilizando o formulário abaixo:
Você pode ser avisado sempre que um novo artigo for publicado neste site. Para isto cadastre seu e-mail no campo abaixo e depois verifique a mensagem de confirmação que iremos enviar.

E-mail: Delivered by Google FeedBurner

Deixe seus comentários