DOCUMENTOS PARA COMPRAR IMÓVEL USADO

Se você está pensando em comprar uma casa usada, um apartamento usado, vamos ver neste artigo quais documentos você precisa solicitar para não cair em golpes ou ter problemas futuros. Existem uma série de cuidados que devemos tomar antes de adquirir um imóvel usado. Existem documentos que você precisa exigir que são do imóvel e documentos que são do atual dono do imóvel.

Grande parte dos problemas que acabam levando as pessoas a entrar com processos na justiça, problemas que geram prejuízos financeiros na compra de imóveis usados ocorrem por falta de cuidado, falta de conhecimento, relacionado a documentação e sua correta conferência. É por isto que muita gente acaba contratando um advogado só para verificar a aprovar ou não a compra do imóvel usado.

O mais importante é que você não tenha pressa. A pessoa que está vendendo o imóvel ou o corretor de imóveis vai fazer de tudo para que você tome a decisão sem pensar movido pela emoção. Você não deve ceder a estas pressões. O barato pode sair caro, a pressa só beneficia o vendedor do imóvel, e nunca o comprador. O dinheiro é seu, está nas suas mãos e quem tem pressa para vender é o vendedor. Você não tem pressa para comprar.

Veja os principais documentos que você deve solicitar.

Cópia da matrícula atualizada – A matrícula é como um certidão de nascimento do imóvel que conta toda a sua história. Você tem acesso a informações sobre o surgimento do imóvel, desmembramento de terrenos, dados sobre todas as vezes que o imóvel foi comprado e vendido ao longo dos anos. É na matrícula que você sabe quem é ou quem são os atuais e reais donos do imóvel. Você pode solicitar este documento no Cartório de Registro de Imóvel da região onde a casa ou apartamento está localizado. O vendedor pode mostrar para você uma matrícula atualizada, mas papel é uma coisa que aceita tudo, você não precisa confiar que o documento que está com o vendedor é verdadeiro. Você pode ir até o cartório e solicitar uma copia. O vendedor do imóvel precisa te informar apenas o número da matrícula que será consultada. Mas se ele não te fornecer o número não tem problema, é possível usar o endereço do imóvel. Não compre imóveis que não estão registrados e com registro devidamente atualizado. A pessoa que está vendendo o imóvel precisa constar neste documento. Você precisa solicitar o original do documento da pessoa para confirmar se é ela mesma.

A matrícula também deve constar todas as alterações estruturais realizadas no imóvel e eventuais restrições que ocorreram ao longo dos anos. Um exemplo é o caso da hipoteca, promessa de compra e venda ou se o imóvel foi arrolado em alguma ação que possa resultar em penhora. Se você vai financiar um imóvel usado e o banco fizer uma vistoria e perceber que ocorreu mudanças estruturais que não estão registradas o financiamento poderá ser negado. Uma copia de matricula não custa caro, pode variar de região para região mas costuma ser em torno de R$ 35,00.

Certidões que você deve solicitar

Você deve solicitar ou tirar algumas certidões através da internet como a Certidão de Distribuição Cível, Certidão de Nascimento, Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas, Certidão Negativa de Débitos Federais de Pessoa Física, e Certidão Negativa de Débitos na Junta Comercial. É importante que o imóvel não conste em nenhum inventário de herança, não deve estar passando por algum processo de execução municipal, estadual e federal. Se o dono do imóvel é casado, é necessário certidões do cônjuge. Se o vendedor do imóvel tem empresa, é necessário verificar se ela está aberta e se existem dívidas trabalhistas e débitos fiscais. Diversas certidões negativas podem ser tiradas pela Internet gratuitamente como você pode aprender no Livro Negro dos Imóveis.

Verificar IPTU e condomínio

Através do site da prefeitura da sua cidade é possível verificar se o pagamento do IPTU está em dia. Muitas prefeituras solicitam apenas o número do contribuinte e você pode pedir isto ao vendedor do imóvel. No caso do condomínio basta entrar em contato com o síndico ou a administradora e pedir a certidão.

Verificar o SCPC e Serasa

É importante verificar se o dono do imóvel está com nome sujo. Isto permite averiguar a idoneidade do vendedor e dos envolvidos na compra. Existem empresas na internet mesmo que oferecem este serviço de verificação pagando uma pequena taxa inferior a R$ 20,00. Eles verificam o CPF da pessoa no SCPC, Serasa, identificam uma série de problemas que possam envolver o CPF da pessoa. Exemplo: protestos, cheque sem fundo, restrições financeiras, dívidas vencidas, ações judiciais com busca e apreensão, execução fiscal, falência, concordada, participação em empresas falidas, etc. Quando os donos do imóvel estão com nome limpo, você tem menos risco do imóvel ser incluído como forma de pagamento de algum débito.

Se você deseja aprender como comprar seu primeiro imóvel baixe o Livro Negro dos Imóveis. Se gostaria de aprender a ganhar dinheiro investindo em imóveis baixe o livro Como Investir em Imóveis. Se você está com dúvida se comprar um imóvel financiado agora é um bom negócio baixe o Livro Negro do Financiamento de Imóveis.
Para ser avisado quando novos como este forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
Se desejar continuar pesquisando mais conteúdo e informações sobre este tema faça uma busca personalizada utilizando o formulário abaixo:
Você pode ser avisado sempre que um novo artigo for publicado neste site. Para isto cadastre seu e-mail no campo abaixo e depois verifique a mensagem de confirmação que iremos enviar.

E-mail: Delivered by Google FeedBurner

Deixe seus comentários