DATA DO LEILÃO DE IMÓVEIS DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Uma ótima oportunidade para comprar imóveis com preços 30% a 50% abaixo do mercado são os leilões de imóveis da Caixa Econômica Federal. Qualquer pessoa pode comprar imóveis através de leilão. A maioria dos imóveis leiloados foram de pessoas que realizaram um financiamento onde o imóvel leiloado era a dado como garantia. Quando a pessoa para de pagar as prestações por um determinado prazo a Caixa coloca o imóvel para ser leiloado. Também existem os casos onde imóveis são dados como garantia para empréstimos.

Leilões de imóveis normalmente são ótimos negócios para quem deseja adquirir um bem ou apenas investir. O problema é que você precisa ter algum conhecimento técnico sobre o que está fazendo para não adquirir imóveis que irão gerar dor de cabeça no futuro.

Para conseguir participar de um leilão existem algumas regras. Você não pode estar movendo processo judicial contra a Caixa Econômica se deseja participar de leilão. Você não pode ter nome sujo ou restrições cadastrais, não pode ter dívidas atrasadas com a Caixa, precisa ter renda compatível com o valor do imóvel caso queira financiar.

No leilão o imóvel é vendido para a pessoa que fizer a melhor oferta. Existe uma modalidade do leilão onde você apresenta para a Caixa uma proposta de compra, em envelope lacrado para posterior abertura e classificação. Existem critérios de avaliação são pré-estabelecidos pela Caixa.

Um fator muito importante na hora de comprar um imóvel no Leilão da Caixa é verificar se o mesmo se encontra ocupado. Isto significa que a pessoa que deixou da pagar as prestações e que tinha posse do imóvel, continua dentro do imóvel. Quando você adquire um imóvel ocupado terá que realizar alguns procedimentos legais para a desocupação que pode ser pacifica ou com uso da força por meios legais. Neste caso você terá que pagar um advogado para que ele possa lhe ajudar nas ações de desocupação, despejo, reintegração de posse.

Outro problema é que nem sempre você poderá visitar o imóvel antes de comprar pelo leilão. O fato do imóvel estar ocupado por uma pessoa que não estará satisfeita com a situação de perder o imóvel, faz com que você fique impedida de entrar no imóvel para verificar os possíveis problemas. Muitas vezes esta pessoa que será despejada acaba danificando o imóvel de propósito. É justamente por isto que a Caixa vende os imóveis com valor abaixo do preço de mercado. Você compra o imóvel mais barato porque na verdade estará levando o imóvel com um problemas para serem resolvidos, sendo que esses problemas irão gerar custos adicionais.

Você também precisa ficar atento para os custos com documentação. Existem custos com o cartório, pagamento de ITBI para a prefeitura da sua cidade e custos com o registro do imóvel. No ato da compra do imóvel por leilão, 5% do valor do imóvel ficará com o leiloeiro. A Caixa também costuma exigir 5% a 20% do valor do imóvel como entrada. O restante você poderá pagar á vista ou financiado.

Data do Leilão de Imóveis da Caixa

Para saber quais imóveis estão sendo leiloados em todas as cidades e capitais do Brasil você precisa visitar o endereço www1.caixa.gov.br/Simov/index.asp?hdnInteresse=&QS_SG_UF=&QS_DESC_UF= onde é possível preencher um formulário de busca. Selecione a cidade, estado, valor mínimo e máximo se desejar, tipo do imóvel, número de quartos, bairros, etc. Se você não encontrar nenhum imóvel pelo site você pode verificar quando vai acontecer uma concorrência pública ou leilão no seu estado. Para isto  outro endereço clicando aqui e depois selecione o estado. Se não existir leilão nos próximos meses nada irá aparecer, e neste caso basta visitar o site outras vezes para verificar quando vão ocorrer novos leilões. Outra dica interessante é fazer o download da lista completa de imóveis que serão leiloados, para isto clique aqui e selecione o estado

Se você deseja aprender como comprar seu primeiro imóvel baixe o Livro Negro dos Imóveis. Se gostaria de aprender a ganhar dinheiro investindo em imóveis baixe o livro Como Investir em Imóveis. Se você está com dúvida se comprar um imóvel financiado agora é um bom negócio baixe o Livro Negro do Financiamento de Imóveis.
Para ser avisado quando novos como este forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
Se desejar continuar pesquisando mais conteúdo e informações sobre este tema faça uma busca personalizada utilizando o formulário abaixo:
Você pode ser avisado sempre que um novo artigo for publicado neste site. Para isto cadastre seu e-mail no campo abaixo e depois verifique a mensagem de confirmação que iremos enviar.

E-mail: Delivered by Google FeedBurner

Deixe seus comentários