Cuidado com o gerente do seu banco

Entidades como o PROCON estão repletas de reclamações de clientes de Bancos e operadoras de Cartão de Crédito. São as empresas que mais recebem reclamações. Isto normalmente ocorre porque as empresas costumam se aproveitar da ignorância da população para elevar seus lucros.

Muitas vezes o brasileiro confia tanto no gerente do banco que pergunta para ele qual é o melhor investimento para seu dinheiro, esquecendo que não está conversando com um consultor de investimentos pessoal, mas sim com o funcionário de um banco. Como funcionário ele é obrigado a oferecer aquilo que mais gera lucros para o banco e não o que mais beneficia o cliente.

Os bancos cobram de seus gerentes que consigam bater metas. E estas metas estão relacionadas a venda de produtos do banco que geram muito lucro e que por sua vez podem representar bonificações que vão aumentar o salário do gerente no final do mês.

É por isto que os gerentes recomendam tanto que você compre títulos de capitalização premiados. É por este motivo que eles te estimulam a investir em planos de previdência privada, sem falar as taxas de carregamento, taxas administrativas e baixa rentabilidade dos planos. Eles também oferecem cheque especial e não explicam que se você usar o dinheiro oferecido pagará a maior taxa de juros do planeta.

Como os brasileiros não buscam mais informação e educação financeira, são constantemente vítimas do sistema financeiro, e muitas vezes passam a vida inteira pagando taxas abusivas, multas por atraso, juros, que poderiam não pagar se tivessem um pouco mais de orientação. Para aprender mais sobre educação financeira, visite o site Clube dos Poupadores.

Um dos investimentos que os gerentes dos bancos não costumam indicar para os clientes são os títulos públicos. Os bancos preferem comprar estes títulos e oferecer para os clientes através de fundos de investimento DI e fundos RF. Com isto eles cobram taxas administrativas muito elevadas e lucram alto fazendo pouco. Você mesmo pode investir em títulos públicos pelo Tesouro Direto do Governo Federal, sem depender de intermediários. Para saber como investir em títulos públicos visite aqui.

Para ser avisado quando novos como este forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
Se desejar continuar pesquisando mais conteúdo e informações sobre este tema faça uma busca personalizada utilizando o formulário abaixo:
Você pode ser avisado sempre que um novo artigo for publicado neste site. Para isto cadastre seu e-mail no campo abaixo e depois verifique a mensagem de confirmação que iremos enviar.

E-mail: Delivered by Google FeedBurner

1 comentário

  1. FRANCISCO SILVA disse:

    É para comentar,lá e vai!.Lógico,Bancos são istituições financeiras que se mantem das vendasa de produtros e serviços oferecidos por funssionarios indicados para esse fim..Com relação as reclamações de clientes..Os juros do mercado brasileiro é,vem sendo e continua um dos mais abusivos da américa latina..No brasil o trabalhador rala (06), meses do ano somente para pagar impostos..Os juros de quaisquer movimentação bancaria tem um custo elevado..Cartão de céditos ném se fala…O cheque especial é outra deus nos acuda…Se optar por abrir um negocio proprio,Se perdse até a vontase pois os juros ixorbitantes leva-embora os pequenos lucros que se consegue…A situação para quém pretende ser um micro-empresario é,ainda mais arrochada…E olhe,que não estou exagerando em?.

Deixe seus comentários