COMO USAR FGTS PARA COMPRA DE IMÓVEL

Você vai aprender neste artigo como sacar e usar o seu FGTS para compra de imóveis. Com certeza é uma boa forma de usar o seu FGTS no financiamento de uma casa própria. Já faz bastante tempo que todo brasileiro pode usar o seu FGTS para comprar um imóvel residencial mas para isto existem algumas regras que precisam ser seguidas.

Para financiar um imóvel usando o FTGS você precisa ser optante do FTPS por no mínimo três anos. Se faz menos de 3 anos que você recebe os recolhimentos do FGTS no seu emprego de carteira assinada não adianta procurar os bancos. Outro ponto importante é que você não pode ter sido proprietário do imóvel que deseja adquirir em um período de dois anos. Você não deve possuir participação superior a 40% como proprietário, cessionário ou usufrutuário de qualquer imóvel existente. Você não poderá ser proprietário de imóveis residenciais no local em que reside, trabalhe, ou onde irá residir. Incluem-se nessa restrição municípios vizinhos ou localizados na região metropolitana. Você não podem, também, ser titular de financiamento pelo Sistema Financeiro da Habitação em qualquer parte do país.

Além destas regras existem outras regras relacionadas ao imóvel que você pretende comprar.

O imóvel precisa ser imóvel residencial urbano já construído. Precisa ser uma casa ou apartamento que tenha a finalidade se tornar a sua casa, a casa do dono do FGTS. A casa que vai ser comprada não pode ter sido comprada através de FGTS há menos de três anos. O imóvel precisa estar no mesmo município ou cidade vizinha onde você trabalha ou mora a mais de 1 ano. O imóvel deve ter o seu valor de avaliação fixado dentro dos limites máximos estabelecidos nas regras do SFH, ou seja, valor de avaliação do imóvel não poderá ser superior a R$ 500 mil e o valor de financiamento limitado a R$ 400 mil.

Existem alguns documentos seus e do imóvel que serão solicitados pelo banco onde será feito o financiamento. Você deve consultar o banco para ver quais documentos ele vai solicitar pois isto pode ser diferente dependendo do banco. No geral os documentos mais solicitados são a autorização para Movimentação de Conta Vinculada do FGTS; Declaração de Não Propriedade e Opção de Venda.

Todas estas dicas e informações podem sofrer mudança durante o tempo. As regras podem ter sofrido modificação no momento em que você faz a leitura deste artigo. Por isto visite o site oficial do FGTS da caixa para verificar as informações mais atualizadas clicando aqui

Para ser avisado quando novos como este forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
Se desejar continuar pesquisando mais conteúdo e informações sobre este tema faça uma busca personalizada utilizando o formulário abaixo:
Você pode ser avisado sempre que um novo artigo for publicado neste site. Para isto cadastre seu e-mail no campo abaixo e depois verifique a mensagem de confirmação que iremos enviar.

E-mail: Delivered by Google FeedBurner

2 comentários

  1. Hostpobre disse:

    Você deve consultar o saldo do seu FGTS. Veja o artigo “consultar saldo do FGTS para financiar casa

  2. anderson disse:

    quero saber como fazer pra comprar uma casa a vista com meu fundo de garantia ja tenho a casa em vista e quero usar meu fundo de garantia pra compra

Deixe seus comentários