COMO FUNCIONA O LEILÃO DE APARTAMENTOS, CASAS E IMÓVEIS

Todos os meses inúmeros leilões de imóveis são realizados em todo Brasil e nem todo mundo conhece as vantagens de vender e comprar imóveis através de leilão. Para quem vende o imóvel a vantagem é conseguir um comprador rapidamente. Para quem compra o imóvel a vantagem são os preços abaixo do preço de mercado que funciona como principal atrativo de quem vende.

A maioria dos leilões são de imóveis que pertencem a empresas como bancos e construtoras. Estas empresas costumam colocar imóveis de seus clientes devedores para serem leiloados. O dinheiro obtido no leilão serve para quitar a dívida. Estes leilões são chamados de leilões extrajudiciais porque não ocorre em virtude de uma decisão da justiça. Também existem muitos leilões de imóveis que acontecem devido uma decisão da justiça com objetivo de utilizar o dinheiro para quitar dívidas trabalhistas, dívidas de impostos, pagamento de indenizações, etc. Quando a empresa resolve leiloar um imóvel ele costuma ser leiloado em um prazo inferior a 40 dias.

Praticamente todos os bancos que oferecem financiamento para compra de imóveis realizam leilões com regularidade. O maior problema nestes casos é que muitas vezes estes imoveis leiloados estão ocupados pelo cliente do banco que continua inadimplente. Muitos não tem para onde ir. É função do novo proprietário despejar o ex-cliente do banco.

É comum encontrar pessoas que conseguiram comprar imóveis em leilões por preços 20% a 30% menores que o preço de mercado. Existem até aqueles que ganham dinheiro comprando imóveis mais baratos em leilões para depois revende-los. É o caso de quem compra um imóvel ocupado. Depois de despejar o morador e fazer uma pequena reforma no imóvel os ganhos podem ser grandes e em curto prazo. O fato é que todo imóvel ofertado em leilão tem preço inferior para que isto possa atrair mais interessados e a venda seja realizada rapidamente.

Normalmente quando a empresa dona do imóvel manda avaliar o bem, ela identifica o preço de mercado e o preço chamado preço de liquidez forçada. Este preço costuma ser pelo menos 20% abaixo do preço de mercado. O problema é quando o imóvel leiloado está localizado em uma região muito disputada. Com muitas pessoas interessadas no leilão esta vantagem do desconto pode ser rapidamente consumida pelos diversos lances e o imóvel pode chegar a ser vendido por um preço acima do valor de mercado. Por isto é importante controlar as emoções e os impulsos no momento de superar lances dos adversários.

Outro ponto importante a ser observado é que em muitos leilões onde o preço do imóvel está com 40% de desconto, existe no contrato a informação de que é necessário que o vendedor aceite o lance. Então pode acontecer do imóvel ser anunciado com preço muito abaixo de mercado só para atrair um grande número de participantes. Se ninguém der bons lances o vendedor pode não aceitar o valor proposto.

Antes de participar de qualquer leilão de imóveis é necessário ler atentamente o edital do leilão onde são descritas as condições de pagamento aceitas pelo vendedor. Se você comprar o imóvel ficará obrigado a pagar nas condições expostas no edital, podendo enfrentar processos na justiça se desistir da compra ou não aceitar as condições de venda depois de dar o lance.

Quando você participa de um leilão presencial você assina o contrato de compra e venda do imóvel imediatamente após o leilão. Você precisa pagar o sinal do imóvel imediatamente. Existem ainda os leilões pela internet onde ao terminar o prazo disponível para lances, o leiloeiro apura qual foi o maior lance enviado e liga para o vendedor para questionar se ele aceita o lance. Em caso afirmativo, então ele viabiliza o contato entre as partes, que marcam um encontro para assinar o compromisso de compra e venda. Se por algum motivo você não pagar o imóvel, a venda é rescindida e o vendedor tem o direito de retomar o imóvel. Isso está previsto no contrato de compromisso de compra e venda.

Se você deseja aprender como comprar seu primeiro imóvel baixe o Livro Negro dos Imóveis. Se gostaria de aprender a ganhar dinheiro investindo em imóveis baixe o livro Como Investir em Imóveis. Se você está com dúvida se comprar um imóvel financiado agora é um bom negócio baixe o Livro Negro do Financiamento de Imóveis.
Para ser avisado quando novos como este forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
Se desejar continuar pesquisando mais conteúdo e informações sobre este tema faça uma busca personalizada utilizando o formulário abaixo:
Você pode ser avisado sempre que um novo artigo for publicado neste site. Para isto cadastre seu e-mail no campo abaixo e depois verifique a mensagem de confirmação que iremos enviar.

E-mail: Delivered by Google FeedBurner

Deixe seus comentários