COMO FINANCIAR IMÓVEL COMERCIAL PARA MONTAR UMA LOJA

Na hora de montar um negócio como abrir um pequeno negócio como uma loja alguns preferem alugar o ponto comercial e outros preferem comprar o ponto. Cada uma das opções possuem suas vantagens e suas desvantagens. Quando você aluga um ponto comercial e começa a divulgar sua empresa chega um determinado momento que o ponto está muito conhecido e bem frequentado. Se você é dono do imóvel, ótimo. Se você está pagando aluguel corre o risco do dono do imóvel não renovar o contrato fazendo você perder o ponto.

Por isto quem tem condições acaba comprando o ponto financiado. A vantagem é que você paga o financiamento como se estivesse pagando um aluguel só que no final de alguns anos o imóvel onde sua loja ou empresa foi montada será de sua propriedade.

Quase todos os bancos oferecem linhas de crédito e financiamento para imóveis comerciais. A Caixa Econômica Federal é um exemplo. Mesmo sendo pessoa física é possível financiar uma casa ou sala para montar sua empresa.

Financiar imóvel comercial:

O primeiro passo saber quanto você precisa para comprar o imóvel desejado. Feito isso, procure uma agência da CAIXA e informe-se sobre a documentação necessária para pedir o financiamento. O passo seguinte é apresentar os documentos necessários. Se a análise da documentação for bem sucedida, serão definidos o valor da quota de financiamento e o prazo para amortização.

Será emitida, então, a Carta de Crédito. Vale lembrar que o valor da carta observa o percentual máximo de 60% do menor dos valores, entre o valor de avaliação feita pela engenharia da CAIXA e o valor de compra. Desta forma se a Caixa Econômica avaliar o imóvel em 100 mil reais você precisa ter 40 mil para dar de entrada e os outros 60 mil podem ser financiados.

O próximo passo para a contratação do financiamento é a análise da documentação do imóvel. Se tudo correr bem, você poderá assinar o contrato. A Carta de Crédito CAIXA é válida por 30 dias e pode ser prorrogada de acordo com as normas internas da CAIXA.

Uso do FGTS e garantias da Caixa:

Como se trata de um imóvel comercial não é possível fazer a utilização do seu FGTS. Não é permitida a utilização dos recursos da conta vinculado do FGTS na aquisição de imóveis comerciais. A garantia que a Caixa tem para te emprestar o dinheiro é a Alienação Fiduciária do imóvel a ser financiado. Para conseguir o empréstimo é necessário que as parcelas não comprometam mais do que 30% da renda familiar, comprovada ou não, observada a capacidade de pagamento do proponente. É claro que para conseguir o empréstimo o seu cadastro precisa estar limpo, sem pendências e dívidas com outras empresas ou bancos.

Quantas parcelas e o valor das parcelas:

Existem casos onde você pode fazer um financiamento de curto prazo pagando em 72 meses ou se preferir pode ser em até 120 meses de prestações. A parcela de amortização é calculada a cada período de 12 meses, por meio da divisão do valor do financiamento/saldo devedor, pelo prazo remanescente do contrato.

O recálculo da prestação de amortização e dos juros é realizado em função do saldo devedor atualizado, taxa de juros, sistema de amortização e prazo remanescente. Os prêmios do seguro MIP e DFI, com taxas de acordo com a apólice escolhida pelo cliente e aceitas pela CAIXA, são recalculados mensalmente, em função do saldo devedor e da garantia atualizados, respectivamente. O saldo devedor é atualizado mensalmente pelo índice de atualização básica aplicado aos depósitos da caderneta de poupança, no dia correspondente ao aniversário do contrato.

A Caixa só financia imóvel comercial para brasileiro nato ou naturalizado ou, se estrangeiro, detentor de visto permanente no país. Você precisa ser maior de 18 anos ou emancipado. Precisa possuir capacidade civil, idoneidade cadastral, capacidade de pagamento. Para cobertura securitária, a idade do solicitante mais idoso, somada ao prazo de amortização, não poderá ultrapassar 80 anos e 06 meses.

Simulador de Financiamento de Imóveis Comerciais:

Para fazer uma simulação de financiamento de um imóvel comercial você precisa visitar o endereço www8.caixa.gov.br (é assim mesmo que escreve, tem este número 8 depois do www). O formulário vai mostrar a opção de imóvel comercial. Com este simulador você terá uma ideia superficial de até quanto pode financiar e quanto vai ser o valor das parcelas.

Com isto você deve avaliar se é melhor alugar o imóvel e assumir o risco de ter que sair do ponto comercial quando o contrato de aluguel vencer, ou comprar o imóvel e no lugar de pagar financiamento você paga as parcelas para o banco ficando com a propriedade do ponto comercial que você pretende investir para divulgar sua pequena empresa.

Se você deseja aprender como comprar seu primeiro imóvel baixe o Livro Negro dos Imóveis. Se gostaria de aprender a ganhar dinheiro investindo em imóveis baixe o livro Como Investir em Imóveis. Se você está com dúvida se comprar um imóvel financiado agora é um bom negócio baixe o Livro Negro do Financiamento de Imóveis.
Para ser avisado quando novos como este forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
Se desejar continuar pesquisando mais conteúdo e informações sobre este tema faça uma busca personalizada utilizando o formulário abaixo:
Você pode ser avisado sempre que um novo artigo for publicado neste site. Para isto cadastre seu e-mail no campo abaixo e depois verifique a mensagem de confirmação que iremos enviar.

E-mail: Delivered by Google FeedBurner

Deixe seus comentários