COMO FAZER CONSÓRCIO DE IMÓVEIS, CASAS E APARTAMENTO

Vamos falar neste artigo sobre como funciona o consórcio de imóveis. Muita gente já esta acostumada a comprar outros bens através de consórcio como é o caso de carros e motos mas devemos observar o grande mercado e as vantagens de se fazer um consórcio de imóveis para compra de casas e apartamentos novos e usados.

Existem diversas empresas e bancos que operam com consórcio de imóveis. Vamos falar de duas empresas apenas como exemplo, mas é importante que você visite o site de diversas empresas para poder compara as condições de cada uma. Pela Internet é fácil fazer simulações, pesquisar taxas administrativas, prazos e condições sem sair de casa.

A primeira pesquisa que você deve fazer é junto ao banco onde você possui conta e outros bancos comerciais. Como exemplo vamos falar sobre o consórcio de imóveis do HSBC. Através dele é possível comprar qualquer tipo de imóvel através de consórcio como casa, apartamento, casa de praia, casa de campo e até imóveis comerciais. Vale para imóveis novos e imóveis usados.

Como já sabemos a grande vantagem do consórcio é que não existe taxa de juros. Você paga apenas uma taxa administrativa. Você pode usar 20% do próprio crédito como lance ou pode usar o seu FGTS seguindo algumas regras. No caso específico do HSBC a taxa administrativa é de 18% sendo 1% dividido nas quatro primeiras parcelas e 17% dividido no restante do prazo. Existe o fundo de reserva de 3% e seguro de vida de 0,037%. No site deles existe uma tabela completa de preços do consórcio de imóveis, veja aqui.

Outro exemplo que podemos apresentar são de empresas que não operam como agências bancárias, é o caso da PortoSeguro muito conhecida como seguradora mas que também possui produtos como o consórcio de casas. Através deles é possível ter um crédito de 50 a 200 mil com prazos de pagamento de até 180 meses. Existem contemplações todos os meses através de sorteios e lances de até 30%. Também é possível usar o FGTS nos lances. Existe um serviço de consultoria para avaliação dos documentos do imóvel que você deseja comprar. A taxa de administração é de 0,1% ao mês, fundo de reserva de 0,0028% ao mês e seguro prestamista de 0,031% sobre o saldo devedor.

O importante é pesquisar pois existe uma grande diferença entre as taxas e condições oferecidas por cada banco, por cada empresa que organiza e realiza consórcio de imóveis.

Para ser avisado quando novos como este forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
Se desejar continuar pesquisando mais conteúdo e informações sobre este tema faça uma busca personalizada utilizando o formulário abaixo:
Você pode ser avisado sempre que um novo artigo for publicado neste site. Para isto cadastre seu e-mail no campo abaixo e depois verifique a mensagem de confirmação que iremos enviar.

E-mail: Delivered by Google FeedBurner

Deixe seus comentários