COMO EVITAR PROBLEMAS NO FINANCIAMENTO DE CASA E APARTAMENTO

Você vai aprender algumas dicas e técnicas para evitar problemas e dores de cabeça quando resolver comprar um imóvel financiado, seja uma casa ou apartamento para realizar o sonho da casa própria. A primeira coisa que você precisa fazer é colocar todos da sua família em uma mesa para uma conversa séria.

Deixe claro que para realizar o sonho de um imóvel próprio será necessário alguns sacrifícios. A renda da sua família será afetada em até 30% quando o pagamento das parcelas começarem e isto vai durar por 10, 20 ou 30 anos dependendo do prazo do financiamento que você fizer.

Comprar um imóvel em uma região muito valorizada, onde o preço do metro quadrado está muito caro não é uma atitude inteligente. O ideal é comprar um imóvel mais afastado em bairros que estão se valorizando ainda. As cidades sempre tendem a crescer para bairros mais distantes que hoje tem metro quadrado barato mas amanhã serão mais valorizados. Mostre para todos da família que pode valer a pena comprar um imóvel mais barato, com financiamento mais barato e curto em uma região mais afastada já que no futuro ela será valorizada. Não caia na besteira de comprar um imóvel de padrão superior ao padrão vida da sua família, principalmente em apartamentos de padrão elevado que cobram verdadeiras fortunas de condomínio e tem custos elevadíssimos de IPTU.

Se você não tem nenhum tostão para dar de entrada tente combinar com a família um período de corte de gastos para que juntos possam reunir uma boa quantidade de dinheiro para dar de entrada. Esta entrada é importante porque você pegará menos dinheiro emprestado no banco e com isto pagará menos juros, poderá se endividar por um prazo menor e comprometer menos a renda familiar. Veja como juntar dinheiro para comprar uma casa ou apartamento.

Pense na possibilidade de comprar um imóvel usado mais barato e gastar uma quantia adicional para reforma-lo. O preço de imóveis novos e prontos para morar são muito elevados. Para economizar dinheiro procure os imóveis na planta caso tenha tempo e paciência para esperar a data da entrega, ou um imóvel usado e que ficará novinho depois de uma reforma. Veja as vantagens e desvantagens de imóveis usados

Não aceite a primeira proposta de financiamento. Todos os bancos estão baixando a taxa de juros para financiamento de imóveis e seu endividamento será de décadas. Por isto vale a pena pesquisar todos os bancos possíveis. Solicite simulação de financiamento na Caixa Econômica Federal, no Banco do Brasil, no Itaú, Bradesco, HSBC e Santander. Para imóveis com valores inferiores a 170 mil e pelo programa Minha Casa Minha Vida provavelmente você terá melhores opções nos bancos públicos como a Caixa e o BB. Se você vai comprar um imóvel mais caro, ou até um imóvel que custe mais de 500 mil, além de pesquisar nos bancos públicos recomendo que pesquise nos bancos privados, principalmente se você tem conta bancária em algum deles já a muito tempo. Veja como usar os simuladores de financiamento de imóveis pela internet.

Se você tem dúvida se é melhor morar em casa ou apartamento veja este artigo sobre as desvantagens e vantagens de casas e apartamentos.

Pense na possibilidade de junto com a sua família procurar formas de conseguir uma renda adicional. Existem inúmeros trabalhos que podem ser feitos em casa para se ganhar dinheiro. Com a ajuda de todos da família é possível aliviar o peso das prestações com atividades que podem ser feitas em casa depois do horário do trabalho, depois do horário dos estudos, veja um exemplo de pessoas que aprendem a fazer artesanato e a vender este artesanato pela internet. Não fique a vida toda dependendo do seu salário, use a criatividade e saia da comodidade.

Uma reunião familiar é importante para que todos colaborem. De nada adianta o marido querendo comprar a casa própria e se esforçar para isto se os filhos querem dinheiro para uma viagem de férias na Disney e sua esposa não colabora cortando gastos com vestuário e tratamentos estéticos. Todos devem se envolver, todos devem colaborar, inclusive ajudando a elevar a renda familiar para que o pagamento das parcelas não gerem um aperto financeiro na família.

Se você tem algum amigo ou parente planejando comprar uma casa financiada neste ano, compartilhe este artigo com ele.

Se você deseja aprender como comprar seu primeiro imóvel baixe o Livro Negro dos Imóveis. Se gostaria de aprender a ganhar dinheiro investindo em imóveis baixe o livro Como Investir em Imóveis. Se você está com dúvida se comprar um imóvel financiado agora é um bom negócio baixe o Livro Negro do Financiamento de Imóveis.
Para ser avisado quando novos como este forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
Se desejar continuar pesquisando mais conteúdo e informações sobre este tema faça uma busca personalizada utilizando o formulário abaixo:
Você pode ser avisado sempre que um novo artigo for publicado neste site. Para isto cadastre seu e-mail no campo abaixo e depois verifique a mensagem de confirmação que iremos enviar.

E-mail: Delivered by Google FeedBurner

Deixe seus comentários