COMO ESCOLHER LOCALIZAÇÃO DE IMÓVEL, CASAS E APARTAMENTOS

Este artigo foi preparado para quem planeja comprar um imóvel novo ou usado e está com dúvida sobre como escolher a melhor localização da sua nova casa ou apartamento sem correr o risco de se arrepender depois. Seguindo as dicas abaixo dificilmente você terá transtornos com a escolha mal feita da localização da sua casa, e poderá ganhar muito dinheiro com a valorização do imóvel com a valorização do mesmo.

1) Imóveis próximos de serviços de transporte como ruas e avenidas onde passam muitas linhas de ônibus e metrô são ideais quando você pensa em comprar um imóvel popular como os que podem ser financiados pelo Minha Casa Minha Vida. Tente se informar na prefeitura sobre o plano diretor e planos de alargamento de avenidas, obras de metro ou novas linhas de transporte em ruas que hoje não são atendidas. Imóveis nestas regiões não atendidas podem ser desvalorizados hoje e sofrer grande valorização amanhã. Para compra de imóveis de classe média alta e de alto padrão onde as pessoas fazem uso de carros no lugar do transporte público, o importante mesmo é a oferta de boas vias de acesso ao bairro.

2) As pessoas preferem morar perto de escolas, supermercados, faculdades, áreas comerciais, bancos, igrejas, mas elas não gostam de morar exatamente na frente destes estabelecimentos, principalmente se forem de grande porte e gerarem grande fluxo de carros e pessoas em determinados horários do dia. Por exemplo. Todo mundo gostaria de morar a algumas quadras da escola dos filhos mas ninguém gostaria de morar na frente de uma grande escola ou faculdade pois elas acabam gerando transtornos no transito, barulho, etc. Muito cuidado com os imóveis próximos de igrejas movimentadas ou barulhentas pois elas costumam funcionar de domingo a domingo, fazem cerimônias logo nas primeiras horas da manhã e realizam eventos tarde da noite como casamentos e cultos.

3) Utilize o Google Maps para localizar rios, córregos, lagoas, zonas que podem representar riscos de alagamento, não  somente nas proximidades da sua rua, mas nas proximidades de ruas importantes que você utilizará para chegar no trabalho ou na faculdade. Basta visitar o site clicando aqui e clicar sobre o mapa quantas vezes forem necessárias até aproximar bem a casa que você deseja comprar.

4) Localize a existência de favelas próximas do endereço do imóvel. Muitas vezes, por não conhecer bem o bairro, muita gente compra imóveis bem próximo de favelas em formação em terrenos invadidos que no futuro podem fazer o seu imóvel perder o valor. Você também pode usar o Google Maps para consultar através de imagens de satélite.

5) Visite o imóvel a noite. Existem muitos estabelecimentos comerciais como casas de Show, bares, casas noturnas que podem gerar grande transtorno durante a noite mas que durante o dia não podem ser percebidas.

6) Tente identificar quais são os bairros da sua cidade que são mais nobres e quais áreas estão se tornando regiões mais nobres. Mesmo que você more em uma casa ou apartamento de padrão inferior é importante que você esteja dentro ou próximo de regiões nobres que tenham empreendimentos de alto padrão. Estas áreas atraem grande infraestrutura que torna todos os imóveis da região valorizados, mesmo os imóveis mais simples.

7) Não compre imóveis perto de encostas. Não importa se é uma linda mansão ou uma casa simples. Morros, montanhas, encostas, não devem ser habitados. Não faltam histórias tristes de situações jamais imaginadas ocorridas em imóveis de todos os padrões que foram construídos em regiões de encosta.

8) Cuidado com a compra de imóveis na frente ou do lado de terrenos ou casas muito antigas que podem um dia ser demolidas para a construção de novos empreendimentos. Neste caso existem duas situações. Uma seria a construção de um empreendimento que irá valorizar seu endereço, a outra seria a total desvalorização.

9) Sabe aquela linda vista para o mar, ou aquela vista permanente para a área verde que torna aquele apartamento mais caro que os outros? Será que a vista é realmente permanente? Não faltam casos de pessoas que pagaram muito caro por imóveis que tinham lindas vistas panorâmicas e que depois tiveram seus imóveis desvalorizados com a construção de prédios próximos que obstruíam a bela vista. O que antes era uma linda vista para o mar, pode se tornar uma entediante vista para a área de serviço de um novo condomínio construído com vista para o mar que um dia foi seu.

10) Avalie a situação da segurança do bairro onde você pretende morar. Um dos principais fatores que fazem as pessoas mudarem de endereço ou de bairro são questões relacionadas com segurança. O sentimento de insegurança pode ser determinante para fazer uma pessoa colocar um imóvel a venda.

Se você deseja aprender como comprar seu primeiro imóvel baixe o Livro Negro dos Imóveis. Se gostaria de aprender a ganhar dinheiro investindo em imóveis baixe o livro Como Investir em Imóveis. Se você está com dúvida se comprar um imóvel financiado agora é um bom negócio baixe o Livro Negro do Financiamento de Imóveis.
Para ser avisado quando novos como este forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
Se desejar continuar pesquisando mais conteúdo e informações sobre este tema faça uma busca personalizada utilizando o formulário abaixo:
Você pode ser avisado sempre que um novo artigo for publicado neste site. Para isto cadastre seu e-mail no campo abaixo e depois verifique a mensagem de confirmação que iremos enviar.

E-mail: Delivered by Google FeedBurner

1 comentário

  1. adriana disse:

    gostaria de areliza meu sonho e de minha familha minha casa propia sou
    diarista e meu esposo eletrisista e ele ganha 1.200 por mês e eu 200 reais

Deixe seus comentários