COMO COMPRAR TÁXI E SER TAXISTA

Muita gente procura como opção em momentos de crise ou de desemprego investir o dinheiro que tem na compra de um táxi. Ser taxista é a profissão de muitos brasileiros e pode ser muito lucrativa dependendo da cidade e do ponto que você conseguir na sua região. As cidades do Brasil onde as pessoas procuram mais a profissão de taxista é São Paulo e o Rio de Janeiro.

Para ser taxista em São Paulo é necessário um documento chamado Condutax que é emitido pela prefeitura. Você precisa se inscrever no Cadastro Municipal de Condutores de Táxis de São Paulo. Atualmente existem mais de 60 mil pessoas em São Paulo que possuem Condutax, isto significa que elas podem ser motoristas de táxi.

Mas só isso não basta. Além de se tornar um taxista você precisa comprar um táxi. Um carro para táxi precisa de uma licença especial emitida pela prefeitura que se chama ALVARÁ DE ESTACIONAMENTO livre ou privativo.

COMO SER UM taxista EM SÃO PAULO

Para tirar o seu Condutax você precisa ir até Departamento de Transportes Públicos (DTP/SMT) de São Paulo. A taxa atual é de R$ 63,55 (pode subir no futuro).  Condutax é liberado no mesmo dia e tem a mesma validade da sua carteira de habilitação. Mas para solicitar o Condutax você precisa de alguns documentos. Um deles é comprovante de realização do Curso Especial de Treinamento e Orientação em uma das escolas autorizadas pelo DTP. Você pode encontrar estas escolas aqui. O curso dura 32 horas e não tem preço fixo, cada escola pode possuir o seu. Por isso é bom pesquisar.

Todos os documentos que você precisa para tirar o Condutax e se tornar um taxista são: RG; CPF; CNH profissional; Comprovante de residência; Certidões de Distribuição e Execução Criminal; e Certificado de conclusão do Curso Especial de Treinamento e Orientação. Até o mês 03 de 2009 existiam mais de 32 mil alvarás para operação de táxi na cidade de São Paulo. Atualmente a prefeitura não está emitindo novos alvarás e por isso é necessário comprar um alvará que já exista de um taxista que deseje vender. Por lei é permitido que um mesmo alvará seja usado por mais de um motorista. Desta forma é comum um motorista usar o alvará durante o dia e o outro durante a noite. Veja a lei aqui

Existe ainda uma modalidade de táxi chamada de táxi Acessível. É um tipo de táxi criado para transporta idosos ou pessoas com deficiência física ou dificuldade de locomoção. É um mercado ótimo já que existe poucos concorrentes e você acaba se diferenciado dos demais táxis da cidade. Para ver a apostila de identidade visual do táxi acessível clique aqui.  Você encontra a portaria com tudo que você precisa para ter um táxi acessível clicando aqui.

COMO SER taxista NO RIO DE JANEIRO

No Rio de Janeiro a emissão de alvará para taxista também é feita pela prefeitura. No Rio existem táxis comuns e os táxis especiais. É fácil identificar já que o táxi comum são de cor amarela, faixa azul escura em sua lateral e placa vermelha. Os táxis especiais possuem cor vermelha, azul, branco, prata e verde prata. A diferença é que o táxi especial só pega passageiros em pontos específicos da cidade. Para mais informações visite www.rio.rj.gov.br

COMO COMPRAR UM táxi

Existem diversos sites na Internet onde você pode comprar um táxi ou comprar um ponto de táxi. Você pode fazer uma busca no campo abaixo.

Para ser avisado quando novos como este forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
Se desejar continuar pesquisando mais conteúdo e informações sobre este tema faça uma busca personalizada utilizando o formulário abaixo:
Você pode ser avisado sempre que um novo artigo for publicado neste site. Para isto cadastre seu e-mail no campo abaixo e depois verifique a mensagem de confirmação que iremos enviar.

E-mail: Delivered by Google FeedBurner

10 comentários

  1. altares leite disse:

    quanto tenho que gastar para ter um taxi acessivel e se e só em são paulo que tem este tipo de serviço,e quais empresas transformam estes taxis?

  2. rubens disse:

    gotária de saber mais sobre táxi acessivel.
    já tenho toda documentação pronta para trabalhar, só falta o álvara,
    tenho o carro.

  3. duilio disse:

    gostaria de saber ser prefeitura nao vai libera novos alvara para copa de 2014 para que e novo taxista

  4. Anderson disse:

    Gostaria de saber se para ter um taxi excutivo é da mesma forma que um taxi comum?

  5. osmair disse:

    Gostaria de saber se esta sendo liberado alvara para taxi especial e se tem alguma empresa radio taxi acessível?

  6. Luciano disse:

    Gostaria de saber se a prefeitura de São Paulo ainda esta concedendo alvará para o taxi acessivel?

  7. Luciano disse:

    Gostaria de saber se esta sendo liberado o Álvara para este tipo de Taxi acessivel e como poria ou a onde ir para adquirir.

  8. Álvaro disse:

    Gostaria de saber se esta sendo liberado o Álvara para este tipo de Taxi acessivel e como poria ou a onde ir para adquirir.

  9. Rodolfo disse:

    Bom,gostaria de saber mais como funciona o sistema de frota,se è paga uma diaria,ou se é mensal?…

  10. Hurben disse:

    Quantos taxi acessivel tem em São Paulo cadastrado e a prefeitura está concedendo o alvara para esses carros. obrigado

Deixe seus comentários