COMO ALUGAR UM APARTAMENTO OU CASA

Esta cada vez mais difícil conseguir um apartamento para alugar ou mesmo uma casa. Por isto é importante atenção na hora de procurar um imóvel para aluguel. É normal que a procura pelo imóvel ideal gaste muito do seu tempo e isto é importante porque depois que o contrato de aluguel estiver assinado você terá aquele comprometimento por longo prazo.

A primeira coisa que você deve fazer é identificar quais bairros você deseja morar. Não adianta ficar perdendo tempo pesquisando por toda parte. Crie uma lista de preferências, de bairros ou localidades preferidas. E escolher um bairro não é questão de gosto, não é por simpatizar ou não com um bairro. Use a cabeça. Normalmente precisamos avaliar quais são as opções de acesso deste bairro, quais avenidas, ruas. Verificar se a a região fica ilhada em caso de chuvas fortes. Veja se o bairro tem uma boa estrutura de transporte e se oferece dentro do próprio bairro acesso a bons supermercados, farmácias, academias e escolas onde você deseja matricular seu filho. Avalie se o acesso até locais que você precisa ir diariamente é facilitado, principalmente a escola dos seus filhos e o seu trabalho.

Agora você deve definir até quanto você pode pagar de aluguel por mês sem comprometer sua qualidade de vida e sem comprometer principalmente aquela poupança que você com certeza está fazendo todos os meses para que no futuro possa comprar sua casa própria e finalmente se ver livre do aluguel. Lembre-se de incluir nestes valores o seu custo com IPTU e condomínio. Nunca alugue um imóvel que comprometa mais do que 30% da sua renda líquida por mês.

Não comece a morar no imóvel sem antes fazer uma vistoria. O correto é que você faça a vistoria junto com a imobiliária ou com o proprietário. Leve uma câmera e fotografe todos os defeitos e problemas do imóvel. Depois revele as fotos e solicite que as mesmas sejam assinadas comprovando que a imobiliária ou o proprietário estão cientes dos problemas. Isso tudo vai ser muito útil no futuro.

Atenção na hora de determinar a garantia que será oferecida para o aluguel do imóvel. Exiset o fiador, seguro-fiança, seguro-fiança premiada, caução, você ainda pode alienar um automóvel. Em breve bancos como a Caixa Econômica devem estar oferecendo o Cartão Aluguel que vai facilitar muitos as coisas acabando com o papel do fiador.

Deixe sua documentação toda preparada. Se você é assalariado, guarde os três últimos holerites, carteira profissional com registro salarial e atualizações. Você ainda vai precisar fornecer RG, CPF e cópia do vínculo empregatício anterior. No caso de profissionais liberais, é preciso apresentar cópia da última declaração do Imposto de Renda e declaração de retirada mensal da empresa para a qual presta serviço.

Se você deseja aprender como comprar seu primeiro imóvel baixe o Livro Negro dos Imóveis. Se gostaria de aprender a ganhar dinheiro investindo em imóveis baixe o livro Como Investir em Imóveis. Se você está com dúvida se comprar um imóvel financiado agora é um bom negócio baixe o Livro Negro do Financiamento de Imóveis.
Para ser avisado quando novos como este forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
Se desejar continuar pesquisando mais conteúdo e informações sobre este tema faça uma busca personalizada utilizando o formulário abaixo:
Você pode ser avisado sempre que um novo artigo for publicado neste site. Para isto cadastre seu e-mail no campo abaixo e depois verifique a mensagem de confirmação que iremos enviar.

E-mail: Delivered by Google FeedBurner

Deixe seus comentários