CARTEIRA DE MOTORISTA POPULAR NO CEARÁ

Você pode conseguir uma carteira de motorista gratuitamente caso more no estado do Ceará. Isto porque o Governo do Estado do Ceará, através do DETRAN-CE lançou o Programa Popular de Formação, Educação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores.

Graças a este programa milhares de pessoas de baixa renda estão tendo a oportunidade de tirar uma carteira de motorista permitindo até conseguir um emprego em uma das diversas vagas e concursos que exigem carteira de habilitação.

Para se inscrever no Programa Carteira de Motorista Popular é bem simples. Você só precisa acessar o site do DETRAN-CE que fica no endereço www.detran.ce.gov.br ou clicar aqui para entrar direto na página sobre o programa.

Agora é importante lembrar que nem todo mundo tem direito a carteira de habilitação grátis. Para conseguir a sua é necessário que você tenha mais de maior de 18 anos. Você precisa ser alfabetizado, ou seja, deve saber ler e escrever. Precisa ter um Cadastro de Pessoa Física (CPF). Outra coisa importante é que você não pode estar judicialmente impedido de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Precisa ainda comprovar que mora no Estado do Ceará. Fora isto você precisa estar enquadrado em uma das seguintes situações:

  • I – beneficiários do Programa Bolsa Família, criado pela Lei Federal nº10.836, de 9 de janeiro de 2004;
  • II – alunos matriculados há mais de 6 (seis) meses na rede pública de ensino fundamental e médio, bem como em cursos públicos profissionalizantes, e que comprovem bom desempenho escolar;
  • III – pessoas egressas do sistema penitenciário, de acordo com os requisitos estabelecidos em Portaria da Superintendência do DETRAN/CE;
  • IV – portadores de necessidades especiais.

O governo está avaliando outras informações para determinar as prioridades, como o número de carteiras gratuitas é limitado eles determinam quem tem mais prioridade. Veja alguns fatores que podem indicar que você tem mais prioridade do que outras pessoas.

  • 1º) Beneficiários do Programa Bolsa Família, criado pela Lei Federal nº 10.836, de 9 de janeiro de 2004;
  • 2º) Pessoas egressas e liberadas do sistema penitenciário, de acordo com os requisitos estabelecidos em Portaria da Superintendência do DETRAN/CE;
  • 3º) Alunos matriculados há mais de 6 (seis) meses na rede pública de ensino fundamental e médio, bem como em cursos públicos profissionalizantes, e que comprovem bom desempenho escolar.

Outro fator importante é que neste primeiro momento do programa o governo só está oferecendo habilitação gratuita na categoria A que é destinada a motos. Se você precisa de uma carteira de motorista para dirigir carros não conseguirá sua carteira no programa neste momento. Se você é eleitor, pressione o governador e os deputados para que o programa seja expandido pois este é um dever seu como eleitor.

A lista de candidatos aprovados no Programa Carteira de Motorista Popular será divulgada pelo site do DETRAN-CE (www.detran.ce.gov.br) e através da imprensa escrita e falada. Se meu cadastro for aprovado pelo Programa Carteira de Motorista Popular você deve juntar todos os documentos que comprovam os dados informados no formulário preenchido no site do DETRAN-CE e aguardar a convocação para comparecer ao órgão.

Se você ficou com alguma dúvida relacionada a carteira de habilitação gratuita oferecida no estado do Ceará você deve entrar em contato com o DETRAN. Se não existe este programa no seu estado então entre em contato com o governador e deputados do seu estado. Para isto procure o site do governo do seu estado e localize números de telefone e endereços de email para reivindicar o serviço. Faça a sua parte.

Para ser avisado quando novos como este forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
Se desejar continuar pesquisando mais conteúdo e informações sobre este tema faça uma busca personalizada utilizando o formulário abaixo:
Você pode ser avisado sempre que um novo artigo for publicado neste site. Para isto cadastre seu e-mail no campo abaixo e depois verifique a mensagem de confirmação que iremos enviar.

E-mail: Delivered by Google FeedBurner

1 comentário

  1. karla disse:

    gostaria de saber o motivo pelo qual o governo bloqueio o meu beneficio uma vez que estou matedo as norma e já recadastrei as vezes penso que é somene para fazer media.

Deixe seus comentários