BOLHA IMOBILIÁRIA VAI ESTOURAR EM 2013

Existem muitos rumores de que a bolha imobiliária brasileira está para estourar em 2013. E isto não se baseia apenas em achismos ou pessimismo. Existem números, estatísticas e pesquisas que mostram os sintomas de uma bolha prestes a estourar.

O primeiro sintoma foi a subida do preço dos imóveis em todo Brasil nos últimos 3 anos. Nunca ocorreu uma valorização tão grande em um espaço de tempo tão pequeno. Em algumas grandes cidades a valorização dos imóveis superou a barreira dos 150% em 3 anos. Isto significa que uma casa que antes custava R$ 150 mil agora custa R$ 375 mil. Este aumento repentino está assustando as pessoas. Muitos já perceberam que os preços atuais são insustentáveis já que a alta não acompanhou o aumento da renda dos brasileiros.

Uma frase do professor Adolfo Sachsida vem assustando a todos. Recentemente ele disse que “Estamos próximos de uma catástrofe imobiliária” Segundo ele o governo está estimulando a economia de forma errada através das suas políticas fiscal e monetária. Isto fez o preço dos imóveis subir de forma desenfreada principalmente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e Brasília.

O governo vem estimulando o endividamento cada vez maior dos brasileiros. O correto seria reduzir seus gastos e baixar impostos para que o brasileiro tivesse mais dinheiro no bolso para comprar seus imóveis sem precisar de empréstimos. Ao oferecer uma enorme quantidade de crédito de forma abrupta o governo elevou a procura por imóveis de forma exagerada. Com uma enorme quantidade de pessoas podendo comprar imóveis e um número pequeno de imóveis disponíveis prontos para morar, os preços começaram a subir descontroladamente.

Com a demanda por imóveis maior que a oferta, as construtoras começaram a vender imóveis na planta. Isto significa vender aquilo que ainda não existe. Com a falta de mão de obra devido ao crescimento abrupto, faltou mão de obra qualificada e muitas entregas já estão atrasadas por meses ou anos. Como já falamos em um artigo anterior os preços dos imóveis já estão começando a cair. A medida que milhares de imóveis começarem a ser entregues em 2013 e 2014 os preços tendem a cair ainda mais. Isto porque muitos imóveis foram vendidos para investidores. São pessoas que compram imóveis baratos na planta para vender esses imóveis mais caros quando estão prontos. Com preços em queda estas pessoas vão ter dificuldade de vender seus imóveis a menos que baixem seus preços ainda mais. E com muita gente querendo vender e pouca gente podendo comprar os preços podem despencar.

Para quem ainda não comprou imóvel esta situação é vantajosa. Por isto se você tem planos de comprar imóvel em 2012 o ideal é aguardar os próximos meses para ver como vai ficar a situação. É importante que você evite ao máximo o financiamento. Tente dar a maior entrada possível. Isto porque o governo provavelmente não vai conseguir manter as taxas de juros tão baixas como as atuais. Quando a taxa de juros internacional começar a subir nos próximos anos, o Brasil será obrigado a fazer o mesmo por aqui, colocando em situação delicada as pessoas que pegaram empréstimos pós-fixados, que é a esmagadora maioria. Outro ponto delicado para a formação da bolha é que o Banco Central não está mais preocupado com a meta da inflação como antigamente. Isto pode ser um enorme perigo para quem está pensando em comprar imóveis na planta já que toda a dívida é reajustada mensalmente através de índices de inflação como o INCC ou IGP-M.

Se você deseja aprender como comprar seu primeiro imóvel baixe o Livro Negro dos Imóveis. Se gostaria de aprender a ganhar dinheiro investindo em imóveis baixe o livro Como Investir em Imóveis. Se você está com dúvida se comprar um imóvel financiado agora é um bom negócio baixe o Livro Negro do Financiamento de Imóveis.
Para ser avisado quando novos como este forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
Se desejar continuar pesquisando mais conteúdo e informações sobre este tema faça uma busca personalizada utilizando o formulário abaixo:
Você pode ser avisado sempre que um novo artigo for publicado neste site. Para isto cadastre seu e-mail no campo abaixo e depois verifique a mensagem de confirmação que iremos enviar.

E-mail: Delivered by Google FeedBurner

Deixe seus comentários