APARTAMENTOS COM SELO PROCEL

Agora você pode comprar apartamentos observando o selo Procel, é aquele mesmo selo que encontramos nas geladeiras e máquinas de lavar roupa que indicam a eficiência nos aparelhos com relação ao consumo de energia. Com este selo você pode escolher o aparelho que tem menor consumo de energia. O mesmo vai acontecer com os apartamentos e condomínios.

Desde novembro de 2010 a Eletrobrás e o INMETRO lançaram o programa nacional de conservação de Energia “PROCEL” para avaliação de imóveis residenciais. O objetivo é avaliar o nível de eficiência energética dos imóveis. Dependendo de como a energia é usada o imóvel pode receber um selo A, B, C, D ou E sendo que o A seria o melhor dos selos e o E o pior.

Os critérios usados para fornecer este selo estão relacionados com o conforto térmico dos moradores e racionalização do consumo de energia no edifício, ou seja, os condomínios precisam usar a energia de forma inteligente.

Um apartamento com o selo PROCEL de nível B pode significar uma economia em dinheiro de mais ou menos  R$ 370,00/ano para cada apartamento do condomínio. Um condomínio com 100 apartamentos já teria uma economia de 370 mil reais por mês. Por isto, na hora de comprar um novo apartamento construído a partir de 2010 é interessante consultar as construtoras que estão preocupadas com o uso inteligente da energia do condomínio porque isto vai refletir nos custos que você e todos os moradores do prédio terão no futuro.

Já existem muitos condomínios novos investindo em soluções para evitar que os apartamentos sofram com o sol quente de verão fazendo o morador gastar mais dinheiro com ar condicionado. Alguns condomínios estão usando soluções de geração de energia eólica.

Eu recomendo a leitura da lei 10.295 que fala sobre a Política Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia que visa a alocação eficiente de recursos energéticos e a preservação do meio ambiente.

Se você deseja aprender como comprar seu primeiro imóvel baixe o Livro Negro dos Imóveis. Se gostaria de aprender a ganhar dinheiro investindo em imóveis baixe o livro Como Investir em Imóveis. Se você está com dúvida se comprar um imóvel financiado agora é um bom negócio baixe o Livro Negro do Financiamento de Imóveis.
Para ser avisado quando novos como este forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
Se desejar continuar pesquisando mais conteúdo e informações sobre este tema faça uma busca personalizada utilizando o formulário abaixo:
Você pode ser avisado sempre que um novo artigo for publicado neste site. Para isto cadastre seu e-mail no campo abaixo e depois verifique a mensagem de confirmação que iremos enviar.

E-mail: Delivered by Google FeedBurner

Deixe seus comentários